segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Conheçe o Darwin?


Charles Robert Darwin foi um naturalista britâncio que alcançou fama ao convencer a comunidade científica de ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual.
Darwin nasceu em uma família culta, seu pai, Robert, era um médico respeitado e seu avô, Erasmus, era poeta e filósofo.
Em 1825 foi estudar medicina em Edimburgo, mas desistiu da carreira e mudou-se para Cambridge, onde queria ser um sacerdote anglicano, chegando lá ficou amigo de John Stevens onde aprofundou seus conhecimentos em história natural. John vendo o talento de Darwin, conseguiu inclui-lo como naturalista numa expedição, em dezembro de 1831 ao redor do globo no navio Beagle, onde fez quatro anos e nove meses de pesquisas. Darwin conseguiu juntar fósseis, amostras geológicas, observou milhares de espécies vegetais e animais, erupções e terremotos.
Em 1839 casou se com Emma Wedgwood e foi morar no campo em sua terra natal e sofreu uma doença não diagnosticada na época, onde suspeitas que tenha sido mal de chagas. Darwin teve 10 filhos, onde três morreram prematuramente e os outros sete tiveram doenças e complicações e darwin temia que seria por causa de sua linhagem próxima com sua esposa, que era sua prima.
Na viagem do Beagle, Darwin notou que um mesmo animal tinha características próprias de uma região para outra. O mesmo acontecia em espécies separadas pelo tempo, como demonstravam os fósseis. Embora bem definidas na mente de Darwin, as ideias
evolucionistas eram apenas assunto para um círculo íntimo de amigos, pois se chocavam com a versão bíblica da criação e com a noção filosófica grega de formas ideais.
Darwin morreu em Downe, Kent, Inglaterra em 19 de Abril de 1882, onde teve um funeral de estado e foi enterrado na abadia de Westminster.







As teorias de Charles Darwin - RTP Noticias, Vídeo

As teorias de Charles Darwin - RTP Noticias, Vídeo

Darwinismo

Darwin acreditava em um mecanismo evolutivo:
1) Os seres de uma espécie apresentam tendência de gerar muitos indivíduos;
2) No entanto, as populações naturais se mantêm-se estáveis;
3) Isso significa que apenas alguns indivíduos sobrevivem. Mas quais deles?
Para responder essa questão Darwin considerou que os integrantes de uma mesma espécie não são idênticos, e por essas diferenças ele deu um nome de variabiabilidade. Entre os organismos da mesma espécie, devem sobreviver os que forem adaptados. Nesse ponto, o ambiente teria um papel fundamental, selecionando os mais aptos, permintindo sua sobrevivência e reprodução, Darwin determinou de seleção natural.

ARDI


Há um tempo atrás, fazendo escavações e pesquisas, foi descoberto uma antiga ancestral do homem, o esqueleto da macaca, a Kenyanthropus platyops, ou mais conhecida com Lucy. Mas, com o avanço tecnológico, foi descoberto recentemente outro esqueleto, de uma fêmea e mais antigo do que o de Lucy. A Ardipithecus ramidus, ou popularmente conhecida com Ardi, foi descoberta onde se localizava a Etiópia, e é o mais antigo esqueleto ancestral dos humanos encontrado! Foi descoberto que Ardi tinha muitas características parecidas com as dos humanos, como o posicionamento do crânio que é parecido com os dos humanos, e a sua mão, tinha dedos pequenos e flexíveis, e já andava com a coluna ereta, assim como nós humanos.(:




domingo, 8 de novembro de 2009

Perguntinha :)

PERGUNTA:
Recentes análises do DNA de chimpanzés permitiram concluir que o homem é mais aparentado com eles do que com qualquer outro primata. Isso permite concluir que:


a) o chimpanzé é ancestral do homem.
b) o chimpanzé e o homem têm um ancestral comum.
c) o homem e o chimpanzé são ancestrais dos gorilas.
d) a evolução do homem não foi gradual.
e) os chimpanzés são tão inteligentes quanto o homem.

RESPOSTA B

Perguntinha :)

PERGUNTA
Se os homens vieram do macaco, porque existe macacos ainda?

RESPOSTA: Está certo que o homem veio do macaco, mas nem por isso deixará de existir essa espécie, faz parte da biodiversidade, cada animal tem sua função no mundo.

sábado, 7 de novembro de 2009

Lamarck.

Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet Chevalier de Lamarck vamos lembrar desse nome na prova :D .
Lamarck foi um francês que desenvolveu duas teorias sobre a evolução dos seres vivos e foi ele que introduziu o termo Biologia.
A primeira delas é a Lei do uso e desuso, que basicamente é a tendência em que as estruturas podem se desenvolver mais ou menos de acordo com o uso delas.
E a última, é a Lei da herança dos caracteres adquiridos que afirma que as mudanças do organismo seriam transmitidas aos descendentes.

A teoria da herança dos caracteres adquiridos é desacreditada, mas a lei do uso e desuso é afirmada até por Darwin, que elogiou em seu livro ( A Origem das Espécies , na terceira edição )
as ideias de Lamarck.

Lamarck Lamarck Lamarck.



Você não conheçe o Lamarck ?

explicaremos acima. :)

Curiosidade sobre as evidências.




Semelhanças no desenvolvimento embrionário de alguns seres vivos.








Interessante né ?
Aposto que você nunca pensou em ter um embrião parecido com um de uma Galinha ou de uma Tartaruga :)

Evidências de Evolução.







São várias as evidências de que todos os seres da Terra passaram por modificações.Uma delas são os Fósseis, que são partes que foram preservadas do ser e encontradas por cientistas recentemente.Mas só são considerados fósseis os que são de seres que viveram antes do surgimento da escrita.


^Esqueleto de Dinossauro




< Âmbar
Árvore Petrificada V









Outras evidências são as semelhanças que existem em alguns casos entre os seres.Que explicaria que todos eles viriam de um ancestral em comum que evoluiram se ramificaram e deram origem a novas espécies mantendo semelhanças anatômicas















segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cronologia

Você sabe a ordem de evolução humana até chegarmos a nossa espécie Homo Sapiens Sapiens?
Confira abaixo.

Os primeiros hominideos que habitaram o planeta Terra se originaram dos Australopithecus. Acredita-se que eles surgiram a cerca de 4 milhões de anos, na África. Existem várias ramificações dessa espécie , mas muitas foram extintas e apenas uma deu origem aos seguintes ancestrais humanos.






Cerca de um milhão de anos mais tarde, teria se originado o Homo Habilis. Essa espécie, apesar de ser nossa ancestral, não se parecia muito conosco. Seus braçoes era bem longos e seu crânio bem pequeno, porém maior que o de um australopithecus. O seu nome, se deve ao fato de conseguir utilizar objetos da natureza como ferramentas, por exemplo, pedras e ossos.






O Homo Erectus surgiu há cerca de 1,5 milhões de anos e ja conseguia manter a coluna ereta por muito senão todo o tempo. Eles conseguiram dominar o fogo, o que é , sem dúvida alguma, de extrema importância, pois permitiu a criação de ferramentas, a defesa contra predadores e o cozimento de alimentos.






O Homo Erectus vivia em cavernas e ja possuía a socialização como uma caracteristica mais presente do que em seus antecessores. Antropólogos dizem, que foi nessa etapa que iniciou-se a migração deles pelo mundo.


Homo Erectus



O Homo Neanderthalensis viveu entre cerca de 300 mil a 40 mil anos atrás. Não se sabe ao certo o motivo de sua extinção, mas acredita-se que se deve a briga entre os grupos humanos ou então ao frio. Eles eram extremamente desenvolvidos fisicamente e apesar de possuírem capacidade craniana maior que a o do Homo Sapiens Sapiens, eram menos inteligentes.



Uma curiosidade sobre o Homem de Neanderthal, é que eles ja enterravam seus mortos como uma espécie de ritual e também eram muito hábeis na construção de ferramentas.



O Homo Cro-Magnon é considerado o primeiro Sapiens-Sapiens. Eles utilizavam produtos químicos para a pintura e também construíam seus próprios abrigos. Sua caixa craniana era mais desenvolvida e seu corpo similar ao do Sapiens Sapiens moderno. Também possuíam rituais. Ele surgiu há cerca de 40 mil anos e se extinguiu há cerca de 10 mil anos.

E nós? Nós somos considerados o último hominideo que surgiu na terra há cerca de 200 mil anos, designados Sapiens Sapiens. Temos uma extrema capacidade de socialização e de criar objetos. Desenvolvemos a agricultura e a domesticação de animais, o que nos permitiu viver em um local permanente.




Imagem - Mapa: Cronologia












sábado, 24 de outubro de 2009

Introdução

A evolução humana, ou antropogênese é a origem e o destaque do Homo Sapiens em relação aos outros seres vivos, como por exemplo os primatas.
A opinião dominante entre os cientistas sobre a origem dos humanos evoluídos é a "Hipótese da origem única ", que diz que o Homo Sapiens surgiu na África e migrou para o resto do mundo, substituindo as populações de H. erectus na Ásia e de H. neanderthalensis na Europa.
Outra opinião discutida é a "Hipótese multirregional", que diz que o Homo Sapiens foi surgindo em regiões distintas do mundo.